8% do mercado de locação de veículos corresponde ao serviço de carro por assinatura
E, quando surge a necessidade de se ter um carro disponível para algumas atividades, mais de 80 mil pessoas escolhem alugar um por assinatura, prática que representa 8% do mercado de locação de veículos, segundo o levantamento da Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (Abla), realizado em 2021.
O carro por assinatura vem conquistando o seu espaço. De acordo com o último levantamento realizado pela Similarweb, empresa especializada em análise de dados na internet, a busca por esse serviço cresceu 56,5% no início do ano passado.
Quem atua nesse segmento de mercado acredita que a tendência é de que, com a difusão de informações, cada vez mais pessoas conheçam e prefiram o sistema em vez da compra tradicional.
“A principal explicação para essa adesão é a economia de 25% a 35% gerada pela assinatura de um veículo, na comparação com a compra de um carro zero quilômetro”, avalia Rodrigo Gontijo, chefe comercial da Líder Drive, empresa que fornece carros por assinatura.
O avanço da modalidade é reflexo da crise que atingiu o mercado automotivo em 2020, com a pandemia de Covid-19, que resultou na escassez de semicondutores. Naquele ano, as vendas de veículos 0km foram 26% menor que no ano anterior, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
A queda nas vendas, que prossegue até o momento, é justificada pela alta nos preços dos carros novos. Na opinião de Gontijo, o cenário criado pela pandemia causou uma ruptura no mercado, e faz com que a assinatura de carros seja um dos mercados mais crescentes e promissores para os próximos anos.
“Ocorreu uma mudança na mentalidade da população, que percebeu não ser fundamental ter um veículo próprio, mas sim, concentrar-se na necessidade ou não do seu uso e na economia gerada – essa virada de chave ajudou a trazer mais volume para o segmento de assinatura”, analisa Gontijo.
Fonte: garagem360.com.br/
O carro por assinatura vem conquistando o seu espaço. De acordo com o último levantamento realizado pela Similarweb, empresa especializada em análise de dados na internet, a busca por esse serviço cresceu 56,5% no início do ano passado.
Quem atua nesse segmento de mercado acredita que a tendência é de que, com a difusão de informações, cada vez mais pessoas conheçam e prefiram o sistema em vez da compra tradicional.
“A principal explicação para essa adesão é a economia de 25% a 35% gerada pela assinatura de um veículo, na comparação com a compra de um carro zero quilômetro”, avalia Rodrigo Gontijo, chefe comercial da Líder Drive, empresa que fornece carros por assinatura.
O avanço da modalidade é reflexo da crise que atingiu o mercado automotivo em 2020, com a pandemia de Covid-19, que resultou na escassez de semicondutores. Naquele ano, as vendas de veículos 0km foram 26% menor que no ano anterior, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
A queda nas vendas, que prossegue até o momento, é justificada pela alta nos preços dos carros novos. Na opinião de Gontijo, o cenário criado pela pandemia causou uma ruptura no mercado, e faz com que a assinatura de carros seja um dos mercados mais crescentes e promissores para os próximos anos.
“Ocorreu uma mudança na mentalidade da população, que percebeu não ser fundamental ter um veículo próprio, mas sim, concentrar-se na necessidade ou não do seu uso e na economia gerada – essa virada de chave ajudou a trazer mais volume para o segmento de assinatura”, analisa Gontijo.
Fonte: garagem360.com.br/